Restaurantes
Festival de Sopas no Ceagesp!
Postado por Equipe Viva Senior em 02/07/2015

Ceagesp é mais que frutas e flores…é um Festival de Sopas!

Dizem que a sopa é um dos pratos mais antigos do mundo, pois há registros arqueológicos de vegetais e carnes cruas trituradas em água, anterior a descoberta do fogo. De qualquer forma a sopa é um alimento nutritivo e delicioso e cada região do mundo tem a sua variação com suas sopas tradicionais.

Nós brasileiros, carregamos a genética portuguesa a qual idolatra uma boa sopa quente no inverno e até no verão com suas variações frias. E por ser um prato fácil de fazer e de comer, é muito utilizada para alimentar crianças e idosos por seu alto valor nutricional, já que podemos incrementar com alimentos importantes para ter uma boa saúde.

Existem várias manifestações gastronômicas da sopa, com misturas inusitadas conferindo vários sabores diferenciados e deliciosos. Por isso todo mundo adora uma boa sopa, especialmente no friozinho do inverno do Brasil. Pode ser servida como uma refeição reconfortante ou de entrada num almoço ou jantar.

Por isso vale a pena conferir o “Festival de Sopas Ceagesp” que entra no mês de julho ainda em clima de Festa Junina. O cardápio válido de 1º a 05 de julho (quarta a domingo) terá Sopa de Pamonha com Queijo Meia Cura. O sabor vai acompanhar as tradicionais Sopas de Cebola (gratinada e sem gratinar), fixas no cardápio até o final do evento, em 30 de agosto.

Toda semana, os sabores das sopas do Festival são trocados, exceto as sopas de cebola. O Festival de Sopas Ceagesp 2015 funciona às quartas, quintas e domingos, das 18h às 00h, e, às sextas e sábados, das 18h às 2h. As pessoas podem servir-se à vontade, apenas das sopas, por R$ 32,90.

A entrada é pelo Portão 4 do Entreposto Terminal de São Paulo, da Ceagesp, localizado na av. Dr. Gastão Vidigal, altura do 1.946, na Vila Leopoldina, em São Paulo. O estacionamento tem preço fixo de R$ 10,00, válido para todo o período em que o frequentador estiver no evento (mediante carimbo do caixa do Festival).

https://festivaldesopasceagesp2013.wordpress.com/

Para quem não puder ir ao festival, segue a receita da Sopa de Cebola Gratinada para comer em casa com sua família. Bom Apetite!

 

Sopa de Cebola (gratinada) 

 

Ingredientes  (para 10 porções)

  • 1 kg de cebola
  • 1/2 kg de músculo ou carne magra
  • 300 g de tomate
  • 200 g de cenoura
  • 250 g de farinha de trigo
  • 150 g de queijo parmesão ralado
  • 100 g de manteiga ou margarina
  • 4 litros de água
  • 300 ml de vinho branco
  • 2 talos de salsão
  • 1 alho-porró inteiro, com folhas
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 pão francês
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande (capacidade para seis litros), refogue, na manteiga, o alho, 2 cebolas (cordadas em 4 pedaços), a cenoura, o alho-porró, o músculo, tudo previamente picado, com a folha de louro, sal e pimenta do reino.
  2. Acrescente a água e cozinhe em fogo baixo em panela de pressão por uma hora. Reserve.
  3. Em outra panela, adicione a manteiga, a farinha e as cebolas (cortadas em tiras finas), e mexa até que fique tudo bem misturado.
  4. Adicione o caldo da sopa reservada e cozinhe por 20 minutos. Transfira para uma sopeira, corte fatias grossas de pão francês e mergulhe na sopa. Acrescente o queijo parmesão ralado.
  5. Leve ao forno entre 180ºC e 200ºC, por dez minutos para gratinar.

Sirva bem quentinha.

Comentários

comentários

Print Friendly and PDF


Posts Mais Lidos
Reflexão do Dia

Todo domingo era a mesma coisa: no final da tarde, a menina ia até...por: admin

Leia mais »
Saúde e Bem Estar

Técnicas orientais dispensa o uso de remédios, visa o bem-estar e proporciona maior qualidade...por: admin

Leia mais »
Saúde e Bem Estar

Até quando posso dirigir sozinho? Uma boa visão é essencial para a condução de um...por: admin

Leia mais »
Panela de Vó

  A polenta é um alimento típico da culinária italiana e a sua base...por: admin

Leia mais »